


No H. N. Hemisfério Norte. O ponteiro magnético indica o Norte magnético tal como no H.S. A
declinação magnética varia de local para local e para a conhecer pode-se utilizar um conversor, introduzindo as coordenadas geográficas do lugar e a data da determinação, dado que
ela varia ao longo do tempo. Para tal introduzi um link com um conversor para os alunos fazerem cálculos da Declinação magnética . Informação sobre a origem dos pólos magnéticos:
O campo magnético da terra é devido a uma corrente eléctrica enorme, biliões de Ampéres, circulando no núcleo da terra. Mas as complicações principais são o fato que há uma infinidade de fontes estranhas que produzem distorção no campo magnético. Como consequência, o campo magnético da terra é muito complexo. A instabilidade aparece às vezes como tremendas tempestades magnéticas e impede transmissões transoceânicas de rádio. Existem todo tipo de anomalias que resultam em distorção no campo magnético. Muitas variações no campo magnético são impossíveis de serem previstas no tempo e na sua localização.
Navegantes não dependem mais da bússola magnética como antigamente. Quando os navegantes usavam a bússola magnética eles tinham que actualizar os mapas magnéticos para prover correcções de divergências grosseiras no campo magnético da terra de lugar para lugar sobre o globo terrestre. Isto lhes ajudava a corrigir as orientações para "falsas" direcções indicadas pela bússola, mas os mapas não podem corrigir todas as distorções.
http://www.ngdc.noaa.gov/geomag-web/
Sem comentários:
Enviar um comentário