Estrutura Agrária-(anos sessenta-setenta) O conjunto de laços duráveis e profundos entre o homem e o solo, traduzido pelas paisagens rurais. R. Lebeau
Estrutura Agrária (mais recente) Conjunto de condições fundiárias(do latim fundus=fazendas, bens de raíz)e sociais das áreas rurais. A evolução histórica-política e social e leis relativas à utilização, troca e/ou venda, ou herança dos fundos etc não se pode ignorar nesta análise recente da estrutura agrária.
Os problemas da debilidade das nossas (das portuguesas no geral) estruturas agrárias prende-se com as fragilidades da produção, as deficiências estruturais, as caraterísticas da população agrícola, a gestão e utilização do solo arável e ainda com a transformação do produto agrícola nas indústrias agroalimentares, tal como com as deficientes e fracas redes de distribuição e comercialização dos nossos produtos.Seja para abastecimento do mercado interno seja para o externo.
As cooperativas agrícolas funcionam de um modo geral bem em Espanha, mas mal em Portugal, devido ao marcado individualismo dos nossos agricultores no geral.
agrário: como se produz, relativo à técnica de produção.
agrícola: O que vai produzir ou seja relativo à produção em si.
(11º ano Geografia)
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário